CrossX Summit: Desiree Sena

Liderança

Quando adentramos na questão empresa, precisamos definir missão, valores e objetivos e isso não pode ficar no papel por um simples motivo: para ter liderança no mercado temos que ter no mínimo um diferencial.

Quando falamos de visão, não podemos nos limitar a visão somente dos líderes e esse ponto é fundamental. O chefe é alguém que detém a função por uma questão hierárquica, no entanto, ser líder é ser colocado pelos outros componentes da equipe nessa posição.

Podem ser a mesma pessoa? Isso depende de como esse chefe conquista a liderança ou o quanto esse líder pode ser o responsável pelas regras (aquele que tem suas propostas endossadas pelo responsável).

Vamos usar o ponto de vista compartilhado pela biologia e psicologia. Um líder é aquele que oferece segurança e conforto,  isso está relacionado com uma série de respostas bioquimicas que ditam nossas ações e reações.

O que isso tem a ver com negócios? Para que o funcionário ou a equipe não se limitem em fazer suas obrigações, eles precisam se identificar com a empresa, sentindo-se seguros e pertencentes ao ambiente.

É necessário que o local de trabalho não seja apenas o meio de sobrevivência mas o local de realização pessoal e isso não se limita a uma questão financeira, isso engloba ter um mesmo objetivo e missão. 

O responsável além de saber a missão da empresa, como na condição de líder, ele precisa dar assistência às necessidades do time para progredir no trabalho. E isso se tornará perceptível para os alunos.

Essa questão da comunidade é o maior diferencial da CrossFit!

Existe entendimento, cumplicidade de ideais e dentro desse ambiente existem ainda as tribos com diferentes objetivos e porquês. Porém os  gestores e os alunos precisam compartilhar um mesmo.

Como fazer isso? Ah, vem pro CrossX Summit que falamos mais disso!

Autora: Desirée Sena – Palestrante e Embaixadora do CrossX Summit Nordeste.
Referências: Simon Sinek, Mario Sérgio Cortella e Sigmund Freud.