Aluno, atleta ou cliente? Entenda a diferença e fidelize!

Para manter o Box sempre em alta, como em qualquer outro negócio, devemos sempre levar em consideração o relacionamento com o cliente. Mas aprofundando um pouco mais para o mercado de CrossFit temos que lidar com 3 tipos de personas: o cliente, o aluno e o atleta.

Todo aluno é cliente e todo cliente é aluno. porém devemos balancear essa relação, pois assim como você tem que estar preocupado com o desenvolvimento do seu aluno ele não deixa de ser  seu cliente, ele está comprando o seu serviço.

Todo aluno é cliente e todo cliente é aluno. porém devemos balancear essa relação, pois assim como você tem que estar preocupado com o desenvolvimento do seu aluno ele não deixa de ser  seu cliente, ele está comprando o seu serviço.

Vamos te orientar melhor em como se portar mediante a essa situação para melhorar o relacionamento e fidelizar seu cliente.

Aluno, Atleta ou Cliente, como melhorar o relacionamento com o seu cliente ?

Então você está na recepção do seu Box e chega este novo potencial cliente, no primeiro momento é normal tratarmos essa nova pessoa como um cliente, até porque nesse momento temos que fazer uma venda.

Precisamos convencer essa pessoa que nosso Box é o mais qualificado, que temos os melhores profissionais, as melhores aulas e temos plena consciência que o “produto” CrossFit não tem um custo baixo.

Agora vamos pensar um pouco mais adiante, no momento em que essa pessoa já fechou o plano com a gente e já está treinando, nesse momento ela vira, além de cliente, aluno também. É exatamente nesse momento que devemos ter muito cuidado em como se relacionar com esse cliente, pois precisamos fidelizar.

E ainda não chegamos na hora em que essa mesma pessoa deixou de ser um aluno e virou um “atleta”, por enquanto vamos deixar esse caso de lado até porque o atleta representa 1% dos seus frequentadores.

Mas e aí? Aluno ou Cliente?

Na verdade… os dois! Isso aí temos que usar o famoso “feeling” para perceber o linear entre essas duas definições, porque essa pessoa quer ser tratada tanto como cliente, quanto como aluno.

O que um aluno espera do seu Coach?

“O aluno é aquele que foi criado e educado por alguém, aquele que teve alguém por mestre o educando”

A partir do momento que ele entra no Box e durante a aula ele espera que você dê a devida atenção, instrua-o como fazer o melhor movimento e também se preocupe com sua evolução nos treinos. Afinal, você é o Coach, é a pessoa que vai fazê-lo progredir.

Todavia esse aluno quer toda regalia de ser um cliente, quer promoção, quer constantemente sentir que está fazendo um bom negócio, quer sempre mais!

O que ele espera como cliente?

Todo cliente espera ter uma atenção especial, ele gosta de se sentir único e sentir que o Box se importa com ele. Então pensar em alguns benefícios, algumas promoções para o seu cliente pode ser uma estratégia muito boa para fidelizá-lo.

Lembre-se, promoção não está ligada somente a preço, com a comunidade ascendente do CrossFit os alunos gostam de se sentir parte dela, então deixe seus clientes a vontade para trazer um amigo ou grupo de amigos para uma aula gratuita.

O “atleta” é um caso delicado, porque provavelmente ele não precisa da atenção que um aluno requer e gosta de receber. Esse atleta em alguns casos também já não é um cliente direto. Mas isso quer dizer que ele não precisa ser tratado como os demais?

O que ele espera como atleta?

Provavelmente esse atleta faz uma planilha de treino separado, talvez ele pague o plano e treina separado ou, em alguns casos, seja bolsista! Mas tudo isso não quer dizer que ele tem que receber um tratamento diferenciado.

Ele pode não estar diretamente inserido no grupo de aula, ele pode até não pagar uma mensalidade como os demais, mas isso não faz dele um não cliente ou não aluno. Ou seja, todas as dicas acima sobre como atender o seu cliente são válidas para o atleta também!

Em suma temos que estar constantemente atentos ao atual momento de cada pessoa, se você está lendo isso e é Coach ou Head Coach basicamente você continuará trabalhando 16 à 18 horas por dia!

No momento que o coach está no meio da sala temos que ter plena consciência que estamos diante de alunos e devemos dar todo cuidado e atenção que um aprendiz de qualquer segmento requer.

E consequentemente no momento que estamos na recepção, escritório ou sentados em casa temos que lembrar que aquelas pessoas agora são clientes, e querem bons negócios, querem sentir que não estão gastando dinheiro e sim investindo em si mesmo, investindo em saúde e bem estar.