E se o meu planejamento não funcionar?

Depois de algumas dicas de como montar uma estratégia anual, vamos falar um pouco agora sobre planejamento para Box, o que devemos fazer se o nosso planejamento não funcionar.

Uma parte igualmente importante a fazer um bom uso das redes sociais é saber se você está tendo o resultado que espera. Para isso, o passo mais importante é saber qual é o seu objetivo.

No marketing, de forma geral, a parte de planejamento é feita para que você consiga definir um objetivo e trace formas de alcançá-lo da melhor forma possível. Por isso, na hora de planejar você deve manter os pés no chão.

Não estou dizendo para não pensar grande, a longo prazo, mas, para evitar a frustração de não conseguir o que deseja (se estiver muito longe da sua realidade), você precisa analisar bem o cenário em que está. Não apenas o seu, mas o dos seus concorrentes e do seu mercado, de forma geral.

Não trace metas exorbitantes, tomando como base um Box que está muito longe da sua realidade, por exemplo. Lembre-se de que soluções mágicas não existem! Por isso, o primeiro passo para que o seu trabalho com marketing dê certo é definir um objetivo claro, conciso e alcançável.

Você precisa FOCAR SEMPRE nele. Depois disso, defina como você vai alcançá-lo e coloque prazos para que as ações sejam executadas. Sabendo essas informações, você já consegue medir se o que tem feito nas redes sociais está trazendo o resultado que esperava.

Se não estiver, primeiro analise:

1) Meu objetivo é alcançável?

2) Meus prazos não estão curtos demais?

Se a primeira resposta for sim e a segunda, não, repense as táticas que tem usado para conquistar o seu objetivo. Nem sempre o planejamento que fazemos surte o efeito esperado, afinal, nós estamos lidando com PESSOAS.

Nós, seres humanos mudamos de opinião rapidamente, além de estarmos cercados de muitas informações o tempo todo. Por isso, o que pode ter dado certo um dia, talvez não surta o mesmo efeito hoje. Dessa forma, meça sempre se está no caminho para atingir sua meta.

Tenha etapas para cumprir e monitore para saber se as atingiu no tempo esperado. E caso, depois de toda essa análise, você esteja longe do que esperava, não tenha medo de revisitar seu planejamento e moldá-lo para que a sua marca consiga o que deseja.

Espero que essa série de dicas de como usar o marketing digital para construir a imagem da sua marca tenha te ajudado. Se tiver alguma pergunta, manda uma mensagem pra mim e vamos bater um papo! Muito sucesso e tamo junto!

A série de conteúdos do CrossX Descomplica o Marketing foi produzida pelo Daniel Boico, nosso representante e parceiro de conteúdo.

No mês de fevereiro o CrossX vai Descomplicar o Financeiro, não perca!