Controle de Contas a Pagar – Você precisa ter!

Depois de tratarmos sobre como o crédito recorrente pode te ajudar a manter seus alunos na Box por mais tempo e até ser um diferencial do seu negócio, vamos falar de um assunto que nem todo mundo gosta: contas a pagar.

Essa é uma questão da qual ninguém pode fugir e mais, para conseguir uma empresa saudável, você deve dominar.

Ter uma boa gestão financeira significa ter muito oxigênio, muito pulmão na sua empresa. É um ponto fundamental para que a sua Box, a sua empresa, o seu empreendimento consiga se manter de portas abertas.

Durante as minhas mentorias, já me deparei com várias realidades de clientes que não sabiam me passar esses dados, donos de Boxes sem qualquer controle das contas a pagar.

O primeiro dos erros era misturarem o financeiro da empresa ao seu particular, o que pode gerar confusão na hora da gestão e problemas com a Receita Federal.

Além disso, eles, geralmente, sabiam o quanto entrava de dinheiro por mês e tinham uma ideia do quanto entraria no mês seguinte, mas não tinham controle nenhum da quantidade de dinheiro estava saindo. E o pior, para onde esses valores estavam indo.

A resposta mais comum era: estou pagando as contas. Mas quais?

Quando nós falamos de contas a pagar, nós estamos falando de tudo: aluguel, salários, impostos, manutenção, água, luz, telefone, enfim, poderia exemplificar várias coisas aqui.

Todas as despesas da sua empresa precisam ser bem controladas. Isso vai te ajudar a, num médio e longo prazo, analisar esses dados e melhorar a sua receita.

Você vai conseguir enxergar os pontos em que você pode economizar mais, entender qual é o custo real da sua empresa a cada mês e se preparar pra fazer novos investimentos com o lucro que a sua empresa está tendo.

Entendendo melhor o seu quadro geral de contas a pagar, você sabe o que deve ser priorizado e o que pode esperar, isso é primordial para um planejamento de crescimento a longo prazo, priorizando a saúde financeira do seu empreendimento.

Controlar as contas a pagar te ajuda também em:

  • Saber quais são as suas obrigações financeiras;
  • Saber priorizar os pagamentos, no caso de qualquer dificuldade financeira;
  • Controlar serviços contratados e contas não pagas;
  • Evitar a perda de prazos e possibilitar pagar contas com desconto;
  • Evitar perder prazos, para não pagar multa e juros;
  • Obter informações essenciais para elaboração do fluxo de caixa;
  • Conciliar as contas aos saldos contábeis.

É muito importante lembrar que quanto mais informação, mais dados financeiros você possuir, maior é a chance de você dar certo nesse mercado.

Para isso, é imprescindível que você conte com um sistema que te entregue esses dados com poucos cliques, para te ajudar a ter controle do teu setor financeiro.

Adotar toda essa mudança e exercer esse controle, no início, dá um pouco de trabalho, mas comece o quanto antes.

A partir do momento em que você tiver controle total da gestão financeira da sua Box, seu negócio estará mais longe de fracassar e caminhando, a passos largos, para o sucesso e saúde financeira.

E, para te ajudar ainda mais, a CrossX tem em sua plataforma uma parte muito completa e prática para você fazer essa gestão financeira de forma fácil e simples!

Te desejo sempre muito sucesso nessa tua jornada empreendedora. Qualquer dúvida que tenha surgido ao longo do caminho, fala comigo.

Tamo Junto!

Daniel Boico