Inadimplência dos alunos: o que fazer para resolver?

Nós já falamos sobre contas a pagar, fluxo de caixa e agora, um assunto que nunca é muito agradável, mas precisamos discutir: inadimplência.


Eu poderia abordar esse assunto de duas maneiras: a inadimplência do seu cliente para com a sua Box e a sua inadimplência com relação aos seus fornecedores e prestadores de serviço.

Hoje, vamos ficar com a primeira!


A pergunta de ouro é: como evitar que os seus alunos se tornem inadimplentes e, quando isso já aconteceu, como reverter?


Vamos começar pela segunda pergunta. O primeiro fato que nós precisamos estar atentos é que, quando temos muitos alunos inadimplentes, a chance de termos um problema financeiro ou uma crise empresarial é muito grande.

Por isso, a importância de conhecer o seu fluxo de caixa, já falei sobre isso no outro artigo. Lembra? Se não, tá aí o link pra refrescar a sua memória!

Quando você sabe que não está recebendo a quantia que deveria dos seus alunos, entende que tem um problema sério a resolver. Então, vamos à parte prática da situação.

Nós sabemos que existem diversos fatores que influenciam na inadimplência dos clientes. Não existe uma receita de bolo, mas há estratégias que você pode adotar na sua Box para se afastar cada vez mais dessa realidade tão presente na vida de tantas empresas no nosso país.


A primeira delas é conversar com o seu cliente. Dentro de uma Box, nós temos uma relação entre empreendedor/Coach e cliente/aluno muito diferente de outros tipos de empresa.

Se o seu propósito como Box é mudar a vida das pessoas e você, de fato, vive esse propósito, certamente conhece seus alunos muito bem e tem até certa intimidade com eles. Por isso, chame a pessoa que está em situação de inadimplência para uma conversa.


Tente, de fato, compreender o que está impedindo esse aluno de manter a mensalidade em dia ou, se você tem uma cantina ou vende produtos de upsell, o que o faz deixar as contas “penduradas”.


Se a pessoa estiver com problemas financeiros, por exemplo, procure encontrar alternativas para facilitar a quitação da dívida dela com a sua Box.

Busque alternativas que sejam viáveis para esse cliente e que vão devolver a você o saldo devido. É melhor receber uma dívida de forma parcelada, do que nunca receber nada. Seja flexível e compreensivo.


Ninguém gosta de dever e, sabendo que existe compreensão e ajuda da sua parte, seu aluno vai procurar um meio de acertar as contas.

Fora isso, por incrível que pareça, às vezes, as pessoas não pagam as contas por puro esquecimento. Para reduzir esse problema, existem algumas ferramentas.

Com essas medidas, você tem a chance de não só diminuir a taxa de inadimplência na Box como evitar que ela aconteça.

Uma dessas maneiras é implantar a ferramenta de pagamento de crédito recorrente. Já falei para você sobre ela nesse texto. Mas, em resumo, ela funciona assim: seu cliente vai passar o cartão de crédito dele fazendo uma assinatura em determinado serviços que você oferece.

A partir daí, todos os meses, pelo período que foi feita a assinatura, o valor será descontado automaticamente do cartão, sem comprometer o limite desse cliente e nem correr o risco de ele esquecer de pagar.

Isso é ótimo para a sua Box, pois você terá a certeza de que as mensalidades entrarão na data prevista, com o valor correto, todos os meses.

Essa forma facilita tanto a sua vida quanto a dos seus alunos, por isso, se você ainda não a utiliza é uma boa começar a usá-la.

Implante essa ferramenta e veja por si só se a sua taxa de inadimplentes não vai cair drasticamente ou até atingir o zero! De nada adianta você ter
uma Box incrível, Coaches sensacionais se está com uma alta taxa de devedores. Isso pode custar a sua empresa. Por isso, não vacile!


Outra forma de você reduzir esse problema é através do Check-in. Sim, o check-in do seu sistema de gestão mesmo!

Para ilustrar isso deixa eu te contar um caso de um cliente meu: durante uma mentoria, nós fizemos uma auditoria e descobrimos que ele estava com 30% dos clientes inadimplentes.


Essa é uma porcentagem bem grande que pode criar muitos problemas. Como começamos a reverter isso? Através do check-in.


Essa ferramenta pode funcionar como uma catraca pra você e evita a necessidade de fazer Um alto investimento, se não for o momento apropriado para a sua Box.

Você pode, simplesmente, pedir pro seu Coach fazer uma conferência dos alunos que estão na aula e pedir para que façam o check-in no aplicativo.

Se aquele aluno não conseguiu realizar seu check-in, significa que o sistema não permitiu, pois existe alguma inadimplência ali. É aí que você resolve o seu problema.

Quem estiver inadimplente não consegue participar da aula, o importante aqui, novamente, é que você chame essa pessoa para conversar e resolva o problema junto com ela. Desde a falta de assinatura do contrato, até matrículas em aberto.

O importante é não deixar o problema acumular. Ter um sistema de gestão específico é bom por isso, para que você consiga monitorar os seus alunos, a taxa de presença deles na sua Box…

Então, deixe a catraca de lado e comece a usar essa ferramenta que você já tem disponível no seu sistema de gestão.


Para que isso funcione, você deve criar essa cultura entre seus alunos. Treine os Coaches para cobrarem dos alunos e até mesmo crie essa necessidade entre eles.

Na minha Box, por exemplo, eu falo pra galera: são 24 vagas por aula, do CrossFit, Maromba, Ginástica, Endurance, enfim, se vocês não fizerem check-in e chegarem aqui e a aula estiver cheia, vocês vão perder a viagem, não vão poder treinar. E isso tem dado muito certo!

Faça-os entender que o treino depende daquele check-in. Crie essa necessidade para eles e facilite o seu trabalho.


Então é isso! Eu espero que tenham ficado claras pra você essas dicas e que elas te ajudem a, de fato, evitar a inadimplência na sua Box.

Qualquer dúvida que você tenha, manda um e-mail pra mim. Quero te ajudar a alcançar o sucesso nessa caminhada empreendedora dentro do CrossFit!