05 dicas para parar de fugir da atividade física

O que Anthony Robbins me ensinou sobre praticar atividade física:

Anthony Robbins tem mais de 35 milhões de livros vendidos ao redor do mundo e é conhecido por ser coach de grandes personalidades como o ex-presidente Bill Clinton e o ator Arnold Schwarzenegger.


Em uma de suas entrevistas, Tony disse a seguinte frase: “[…] vivemos em um mundo onde criamos tanta expectativa que o único caminho disso é a frustração e o sofrimento”.
Isso me deu um insight sobre a maneira como vejo muitas pessoas olharem para a atividade física.


Começam a correr hoje e já querem fazer uma meia maratona, uma maratona, entrar para o triathlon. Ter muitas metas não é problema, mas como lidar com tanta expectativa? Por que não focar em uma grande meta e a partir dela criar metas curtas e atingíveis a curto prazo?

Entram em um Box de Crossfit achando que 1 mês é suficiente para fazer todos os movimentos que a modalidade te ensina. Começam a treinar em outubro para passar o réveillon com 20kg a menos.

Todos os seus objetivos e metas podem ser realizados com planejamento, mas para que isso aconteça, sua dedicação tem que estar voltada 100% onde você quer chegar e, principalmente, 100% com a realidade – com a sua realidade e com o que é possível dentro de um período de tempo estimado.

Ao criar expectativas irreais, o único resultado possível é a frustração.
O que acontece é que na maioria das vezes esse sentimento te faz ter preguiça, desanimar, abandonar os treinos e nunca mais voltar.

Por isso, vim aqui te contar uma coisa. Que tal mudar a maneira de enxergar o que você busca? Em vez de fazer a matricula em uma academia já querendo perder 20kg de uma vez, experimente pensar em etapas e, além disso, se matricule porque essa ação te deixará mais saudável, te fará ter mais disposição, seu sono irá melhorar e com todos esses benefícios a vontade de treinar irá aumentar.

Quando enxergamos os nossos objetivos com um olhar mais profundo as chances de incorporarmos as ações que nos levam até eles como um hábito aumentam e por consequência o caminho se torna mais agradável e sustentável a longo prazo.

A base para a construção de novos hábitos é a disciplina. Não tem jeito, quando se quer incluir algo novo na sua a vida, o início cobra a disciplina. Sugiro, portanto, que construa um quadro de pequenas metas e coloque na parede mais visível para você.

O quadro será construído da seguinte maneira:

1. Defina o seu Objetivo, Metas e Período

Objetivo = Ponto de chegada;

Metas = Pequenas ações que você precisa tomar para chegar no objetivo estabelecido;

Período = Intervalo de tempo que você tem para alcançar o objetivo (seja realista!)

2- Traçando o objetivo

Exemplo de objetivo: Correr a próxima São Silvestre.

Metas: Fazer treinos de curto, médio e longo trajeto (5x/semana), me alimentar melhor, treinar fortalecimento muscular (3x/semana), treinar técnica de corrida (2x/semana).

Período = 9 meses

3- Trace com riqueza de detalhes tudo o que precisa fazer para cumprir cada meta estabelecida/semana.

Exemplo:

1a semana

Segunda-feira: Treino de curta duração antes do trabalho (7h); preparar refeições saudáveis do dia (almoço e jantar + 3 lanches); Treino de musculação após o trabalho (20h).

E assim por diante, faça isso com todos os dias da semana.

4- Além de detalhar as metas, é interessante incluir também as ações que você precisa colocar em prática para cumpri-las.

Exemplo:

Treino antes do trabalho (7h): Acordar 1h mais cedo, deixar roupa ao lado da cama, tomar café da manhã.

Preparar refeições saudáveis do dia (almoço e jantar + 3 lanches): Ter 5 recipientes, bolsa térmica, comprar ingredientes, ter em mente o que eu vou cozinhar, procurar receitas no Google.

Treino de musculação após o trabalho (20h): Levar troca de roupa e refeição pré-treino para o trabalho.

As metas têm que estar descritas de modo que não cumpri-las seja menos fácil do que cumpri-las.

5- Identifique os ”boicotes” e defina sua Mudança de Ação

Por fim, quero te dar mais algumas orientações:

Quero que nesse exato momento, você puxe na memória todas as vezes que se boicotou quando decidiu iniciar nos treinos e se lembre quais eram as ações que te faziam deixar de cumprir suas metas. Se necessário anote em um papel ou no bloco de notas do celular e em seguida defina sua Mudança de Ação.

Exemplo:

Se a lembrança que te veio à mente foi um período em que antes de treinar você ia para casa e quando chegava lá, ao invés de ir se arrumar para ir até a academia, sentava um pouco no sofá e começava olhar o celular. Quando se dava conta o tempo que “teria” disponível para treinar perdeu no celular e treino do dia foi perdido, afinal de contas, daqui 10 minutos começa a novela ou é hora de assistir sua série preferida no Netflix.

Mudança de Ação: Neste caso, por exemplo, sugiro que ao invés de ir até em casa se trocar, vá direto do trabalho para a academia, ou ao chegar em casa deixe o celular perto da porta e suba direto ao quarto para se trocar, voltando para a pegar o celular só quando estiver saindo.

Acredito que ao colocar em prática todos os conhecimentos passados nesse texto, você conseguirá cumprir seus Objetivos de todas as áreas da vida com muito mais leveza e foco.

Beijo da Coach,

Marleide Almeida