Treine atendimento com a sua equipe

A minha pergunta pra você hoje é muito simples: os seus coaches, a sua equipe sabe vender os seus serviços? Toda a sua equipe foi treinada? Todos falam da mesma forma, todos têm o mesmo posicionamento?

Isso é muito importante. Não adianta nada a comunicação externa da sua Box passar uma mensagem e a sua equipe outra. Isso se chama Comunicação Integrada.

Todos os pontos com os quais os seus clientes têm contato DEVEM falar a mesma coisa, da mesma maneira. É muito importante para que os seus objetivos estejam claros para a sua equipe e que eles possam agir de acordo e passar os valores para seus clientes, da mesma forma.

Isso é fundamental para a sua equipe estar entrosada o suficiente para que todos trabalhem para o mesmo objetivo. E, finalmente, você se tornar uma Box Campeã. Campeã de vendas, de retenção, de alunos ativos. Não trabalhar para manter sua equipe unida é um erro.

Você deve dar atenção para os seus funcionários. Dar treinamento de atendimento, de comunicação mesmo. Eu conheço muitos coaches excelentes, que sabem muito da parte técnica do CrossFit, de fisiologia, mas, quando se trata de relacionamento, contato interpessoal eles precisam de treino.

A maioria das pessoas têm medo de falar em público, receio de se posicionar e, no nosso segmento isso é um problema. Como você vai colocar uma pessoa tímida e introvertida à frente de uma aula coletiva? Isso precisa ser trabalhado também. Não só a característica de cada pessoa, mas também a mensagem e a forma que será transmitida.

Para você ter uma idéia, eu tenho um coach na Box que, quando começou a trabalhar com a gente, era muito tímido, não falava. Tinha muita vergonha de falar em público. Ele vinha do mundo da musculação, bodybuilding, do maromba. A transformação que esse cara obteve, ao longo do tempo, com todo treinamento trabalhando essa questão, foi fantástica.

Hoje, ele é um dos meus melhores coaches. Ele se comunica muito bem, consegue se posicionar como treinador de uma aula coletiva, ensina muito bem. Eu te digo isso, porque é fundamental que o seu time esteja entrosado para que isso aconteça.

As pessoas precisam ter a mesma experiência dentro e fora da sua Box. A linguagem deve ser a mesma, a mensagem também. Seus clientes devem reconhecer os seus valores a cada contato com você e a sua equipe.

E para conseguir isso, não vai adiantar um coach falar uma coisa e o outro, outra. A comunicação da sua empresa passar uma mensagem e, ao pisar na sua Box, a pessoa sentir algo totalmente contrário.

Se você quer mudar vidas, esse conceito deve estar incorporado na sua equipe toda, o tempo todo. E todos os seus funcionários devem entender o conceito da mesma forma. Só então, seus clientes irão reconhecer que o valor do seu serviço vai além de aulas de CrossFit. Para isso, eu recomendo muito que você tire um tempo na semana para fazer reunião com toda a sua equipe. Treinamentos, dinâmicas.

É importante que a equipe esteja entrosada entre si também. Tenham um bom relacionamento. E isso você identifica nesses momentos. Além disso, fazer reunião com toda a equipe pode gerar insights para novas estratégias ou até melhorias que sejam necessárias. Esse trabalho de treinamento da sua equipe também pode refletir positivamente em estratégias relativas à mudanças na Box.

Um exemplo bem recente que eu posso te dar é com relação ao aumento da mensalidade da minha Box. Nós aumentamos esse ano o valor, mas a nossa estratégia para que os clientes não achassem ruim esse aumento começou bem antes.

Nós passamos a explorar, na nossa comunicação, os diferenciais da nossa Box, além de os coaches também fazerem o mesmo trabalho na Box. O resultado? Aumento do preço, nenhuma reclamação.

Isso tudo através de um bom treinamento e uma comunicação bem integrada. Tudo é relativo a como essa informação é transmitida.

O resultado pode ser positivo ou negativo, depende da forma que você trabalha isso na sua equipe e na sua estratégia. Por isso, invista no treinamento e entrosamento da sua equipe. O sentimento de fazer parte de um time será extremamente benéfico ao seu negócio.

Qualquer dúvida que tenha surgido sobre esse ou outro assunto, manda um e-mail pra mim e vamos bater um papo!

Abraço,

Daniel Boico

Seguimos juntos também no Instagram.