05 dicas para deixar de procrastinar

O que é PROCRASTINAR?

Transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar….

A procrastinação pode ser uma inimiga da rotina para quem não consegue fugir dela.

Algumas pessoas têm janelas de horários durante seu dia, nas quais poderiam fazer aquele treino que sempre dizem não ter tempo, ler aquele livro que comprou há mais de um ano, organizar aquela gaveta que vem adiando há meses, mas sua rotina mesmo com as janelas está tão enraizada que é quase que impossível colocar algo novo nestes horários.

“Você sabe o que deve fazer e não é capaz de fazer. É uma lacuna entre intenção e ação”, resume o psicólogo Timothy Pychyl, da Universidade Carleton.

Procrastinação pode ser uma ação consciente ou inconsciente, mas em ambas as situações te levam a ação de adiar algo que deveria ser feito, isso acontece normalmente quando se decide por fazer outras tarefas mais simples ou mais prazerosas. Como nos exemplos que citei, vamos supor que você tenha que ler um livro para um trabalho importante, mas decide por assistir um filme e responder e-mails. Você procrastinou!

Adiar as tarefas é contraprodutivo quando se quer otimizar o tempo e tirar o máximo de um dia.

É algo mais comum na rotina do que parece não é? Sendo a procrastinação extremamente prejudicial para quem quer ser produtivo.

Em uma pesquisa realizada pela Fundação Estudo em parceria com a Mind Miners, 52% dos entrevistados disseram que a procrastinação é principal causador da falta de produtividade.

MAS COMO DEIXO DE PROCRASTINAR?

Existem alguns passos que irão te ajudar neste novo caminho.

  • 1º Crie pequenas tarefas, micro passos no exemplo do livro por exemplo: “vou ler duas páginas depois do almoço” duas leva menos tempo que 10 e já é alguma coisa. Completar os micro-objetivos ajuda a dar uma sensação de realização, que serve como combustível para continuar trabalhando.

  • 2º Gerencie suas emoções também, esperar pelas condições perfeitas para iniciar algo novo é quase que um tiro no pé, seu cérebro não quer ter esforço e com isso te fará sempre enxergar condições adversas, pessoas que tem habilidade de regular suas emoções são as que  aguentam mais emoções desagradáveis, e são menos propensos a procrastinar.

  • 3º Nomeie a procrastinação: Denomine seus atrasos como por exemplo, INEVITÁVEIS, PROPOSITAIS E IRRACIONAIS.

  • 4º Visualize seu EU do futuro, (fazer exercícios de visualização é ótimo para que você consiga enxergar como estará no futuro sendo uma pessoa mais produtiva e assim o EU do futuro se mistura ao EU de hoje se tornando uma pessoa só.

  • 5º Evite se Repreender, quando você se chateia com você por não conseguir fazer o que se propôs sentimentos ruins voltam à tona e isso acaba te colocando em procrastinação constante de novo, aceite que está em fase de mudança e que às vezes mas só as vezes imprevistos podem acontecer.

Esse tema é muito abrangente e abre bate papo para tantos outros assuntos legais relacionados ao comportamento humano, o importante é que cada pequeno detalhe no que está escrito te faça enxergar algo  que vem tirando seus sonhos de você, eu gosto de pensar no que quero me tornar, como quero estar em 1 ano, 5, 10, 15… e continuar com as mesmas ações deixando que procrastinação tome conta da sua rotina levará seus sonhos cada vez mais longe de você.

Texto escrito com trecho do site www.napratica.org.br

Por Marleide Almeida