Bumbum duro: o que isso tem a ver com a longevidade?

Não por estética, mantenha a bunda dura para longevidade. O Crossfit prepara a musculatura corporal por completo e por isso é um esporte para todas as idades.

 Estamos formando musculos apenas até a nossa fase adulta. Pessoas que não fazem ou fizeram atividade física tendem a desenvolver a Sarcopenia a partir dos 40 anos, pela diminuição da absorção de nutrientes e enfraquecimento muscular.

E o que a bunda tem a ver com isso?

Você já parou pra pensar que grande parte das nossas atividades do dia-a-dia são sentar, levantar e caminha?

Os métodos de avaliação de “Vida independente”, ou capacidade funcional, aplicado em pessoas > 60 anos se baseiam em ações básicas do nosso dia, como pode ver abaixo:

– Teste de levantar e sentar

– Teste de velocidade da marcha

– Subir escadas

– Teste da pega (Cuide da sua mão também!)

Quanto mais fraca sua musculatura ➡️ maior sua dependência de outras pessoas para executar atividade diárias ➡️ limitação de distância a ser ocupada ➡️ envelhecimento mais rápido.

Ou seja:

Quanto melhor a resposta a esses testes, maior será a sua independência de outra pessoa na sua vida ativa, consequentemente maior longevidade.

Sentar, levantar e caminhar exigem, principalmente, do fortalecimento da musculatura posterior da coxa e glúteos. Por isso, quebrem a paralela no agachamento, amem os jump box. Executem movimento com “squat” – front squat, back squat, squat clean, squat snatch… e mantenha a sua bunda dura, você irá se agradecer daqui a uns anos.

Texto por Dr Thales Medeiros

CRM/SC 18938 – RQE 15196

Ginecologia Endócrina

@drthales.medeiros