Como investir em equipamentos para minha Box?

Quando falamos sobre planejamento para abrir uma Box, um assunto bem complexo a se tratar é a compra de equipamentos.

Muitos donos de Box acreditam que ter um espaço muito equipado é o que fará a diferença entre fracasso e sucesso do empreendimento, mas será que é essa a realidade?

Se você está abrindo uma Box, garanto que se deparou com esse assunto algumas vezes: como mensurar a necessidade de equipamentos da minha Box? Primeiro, você precisa manter os pés no chão e examinar, de fato, a sua realidade.

Esse é o primeiro passo para construir uma Box de sucesso, fazer uma boa gestão dos seus investimentos.

Você precisa procurar uma marca que tenha o melhor custo benefício pra você. Não caia no erro do deslumbramento. Marca de equipamento não tem sozinha o poder de trazer alunos para a sua Box. É tudo parte de um conjunto de atrativos. Então não é porque a sua concorrência ou o fulano treina numa Box com equipamentos da marca X ou Y que a sua Box precisa especificamente dessa marca.


A segunda etapa é fazer uma boa pesquisa de mercado. Algo básico que faz parte da estratégia comercial de qualquer empresa de equipamentos é ter uma lista pré definida para te oferecer. É muito provável que o comercial tente te convencer de que essa lista contém os equipamentos básicos dos quais você precisará para abrir a Box.

Mas isso não é verdade. Quem avalia essa necessidade é você! Primeiro, analise quanto dinheiro você tem para investir em equipamentos ou, caso você não tenha dinheiro em mãos, quanto você vai precisar para fazer um financiamento e o tamanho que será essa sua “dívida”.

Uma questão muito importante que você deve se atentar é que você não precisa ter todos os equipamentos do CrossFit Games, eu falo um pouco sobre isso em um vídeo no meu Instagram. Não é necessário ter uma Box completa para começar o seu negócio, se você tem pouco dinheiro para fazer esse investimento. O mais importante é ter equipamentos básicos para iniciar o seu trabalho e seus alunos terem conforto para treinar.

Conforme a evolução dos clientes e da sua Box, você vai avaliando a necessidade de diversificar seus equipamentos e aumentar a quantidade e aí, então, investir mais. Por isso é tão importante o planejamento financeiro. Você sabe que essa necessidade surgirá em algum momento, portanto programe-se para ela.

Outra questão a se levar em conta, na hora de abrir a sua Box são as prioridades. Na minha Box, por exemplo, eu acho mais importante ter um vestiário completo e uma área confortável para que os meus alunos esperem pela próxima aula ou desenvolvam relacionamento humano, do que investir em um equipamento que, às vezes, não é tão necessário.

Equipamentos são importantes sim e os alunos gostam, porém você não precisa sacrificar áreas igualmente importantes só para ter mais dumbells ou argolas. Compre equipamentos básicos no início e, conforme você cresce, invista mais.

Lembre-se de que mais importante do que materiais, são a qualidade da aula que você oferece e o investimento numa boa equipe de coaches.

Use a criatividade nos WODS para suprir os equipamentos faltantes e dê uma aula sensacional. Eu te garanto que você não perderá clientes só porque não tem um remo!

Então reflete sobre isso. Avalie a SUA necessidade e não se paute pela realidade de outras empresas. Encontre o seu diferencial e trabalhe nele. O seu crescimento vem com o tempo e uma boa gestão! Saiba priorizar investimentos e necessidades, com isso, você poderá medir o que sua Box precisará num primeiro momento e evitará gastos desnecessários.

Espero que esse texto tenha te ajudado, se ainda estiver com dúvidas, me envia um email e vamos conversar!

No mais, te desejo muito sucesso!

Abraço,

Daniel Boico