A importância do Carboidrato para CrossFitters

O CrossFit é um método de condicionamento e força metabolicamente exigente cujo desempenho pode se beneficiar de uma dieta rica em carboidratos (CHO).

O estudo publicado na International Journal of Exercise Science, 2016, investigou o efeito de três dias consecutivos de ingestão elevada de CHO no desempenho do CrossFit em 18 praticantes (11 mulheres e 7 homens) com idade média de 23 anos. O WOD com duração de 12 minutos.

Um ponto muito curioso do estudo foi que eles consideraram que o baixo consumo de carboidratos correspondia a ingestão de menos de 6g de CHO/kg de peso/dia (ou seja, pegue o seu peso e multiplique por 6, essa era a quantidade máxima e aproximada que os indivíduos consumiam diariamente de fontes de carboidratos), para vocês terem uma idéia se pegarmos um indivíduo com 80kg consumindo 5g de CHO/kg/dia provenientes apenas de batata inglesa (branca) como única fonte alimentar de carboidrato no dia, este precisaria consumir mais de 2kg de batata cozidas para atingir essas 5g, ou seja, é bastante carboidrato tamanho a sua importância para a performance no esporte.

Os autores encontraram respostas positivas na performance ao aumentar a ingestão desses que consumiam menos de 6g CHO/kg/dia carboidratos para até 8g CHO/kg/dia, com aumento significativo (10,9%) no número de repetições concluídas.

Assim, é imprescindível avaliar qual é a sua distribuição calórica e de macronutrientes em sua alimentação atual, para conseguir criar o melhor ambiente nutricional possível, para assim, ter a melhor condição de treinamento possível também.

Lembrando que o carboidrato é um nutriente relevante não só por melhorar sua condição durante o treino/competição, mas também para a sua melhor recuperação, fazendo parte da regeneração muscular/energética/hormonal, para evitar lesões e queda de rendimento por excesso de treinamento sem a suficiente alimentação para a recuperação.

É bom citar que existem outros inúmeros detalhes relevantes na alimentação específicos para o Crossfit, e que essa referência não deve ser aplicada por ninguém, pois, é fundamental um nutricionista para avaliar minuciosamente qual o seu quadro atual e ajustar uma alimentação específica para o seu perfil, respeitando todas as suas individualidades.

No próximo artigo, irei abordar sobre outros nutrientes e suplementos muito importantes para o CrossFit. E sempre todas as informações aqui passadas são embasadas em estudos científicos.

Se tiver alguma dúvida, compartilhe conosco nos comentários!

Abraço,

Rodrigo Moreira