O CrossFit é um esporte com alto índice de lesão?

O CrossFit é um esporte em crescimento e, como em qualquer esporte, pode levar a lesões. Mas será que ele realmente é um esporte de alto risco de lesão?

O estudo publicado por Tibana, A, R.; et al, 2017 mostrou que a taxa de lesão entre 2,1 a 3,1 por 1000 horas de treinamento, sendo este valor extremamente baixo, e assim, um esporte seguro quando bem orientado e executado.

Para vocês terem ideia, em esportes como o futebol, as taxas de lesão são de 15-81 por 1000 h de treino/competições.

Outro ponto que os autores dos estudos relatam é que a segurança do exercício diminui a medida em que a realização de exercícios complexos são levados até à exaustão, com consequente perda do padrão motor do movimento.

É fato que ocorre uma perda do padrão motor em exercícios realizados até à exaustão, entretanto, protocolos até à exaustão também são comumente utilizados em outras tantas modalidade, caso contrário não será atingido o objetivo de performar em alto nível, ou seja, não podemos identificar esse ponto como um problema exclusivo do CrossFit® ou de programas de condicionamento extremo.

A metodologia do CrossFit® foi capaz de melhorar o consumo máximo de oxigênio, reduzir o percentual de gordura em mulheres e aumentar a massa livre de gordura!

Espero ter te ajudado!

Abraço,

Rodrigo Moreira