Conheça a relação entre Música e Performance

Ouvir música pode melhorar o seu desempenho!


No estudo publicado na Front Psychology, 2018, avaliou-se o ato de ouvir música enquanto atletas corredores estão em performance em alta temperatura e alta umidade – fatores que aumentam a tensão psicofisiológica, que normalmente prejudica o desempenho na corrida.

Os autores encontraram melhoras significativas, como uma redução de 22% da percepção do esforço naqueles que estavam ouvindo música e uma melhoria de 66% no tempo de permanência para na corrida de intensidade alta até a exaustão.

Os mecanismos pelos quais ouvir música pode melhorar o desempenho: um benefício pode advir através de processos de atenção, em que a capacidade limitada de processamento faz com que os sinais de fadiga sejam mascarados pela música, reduzindo assim o esforço percebido e encorajando os participantes a trabalhar mais e/ou por mais tempo.

Os praticantes relataram que correr em sincronia com a batida proeminente de uma faixa musical pode criar sentimentos que fazem fronteira com uma experiência espiritual, que parecem inspirá-los para um esforço adicional (Juslin, 2013).

Qualquer estímulo acústico com uma batida consistente que corresponda ao ritmo da atividade pode ajudar os participantes a sincronizar seus passos com o ritmo da música, que aparentemente aumenta o esforço e melhora a economia de corrida.

Abraço,

Rodrigo Moreira