Bacon: a cada 100 gramas, 90 gramas de gordura

O bacon faz parte do grupo de alimentos considerados “carnes processadas”, estas mostram correlação negativa com a saúde com seu consumo regular e demasiado.

O bacon poderia ser chamado de gordura pura, pois, é praticamente composto exclusivamente de gordura. 

A carne é um alimento rico em proteínas, minerais como o ferro e o zinco, bem como uma variedade de vitaminas, em particular vitaminas B.

No entanto, o teor de colesterol e gordura saturada é maior do que em alguns outros grupos alimentares.

A carne processada é definida como produtos normalmente feitos de carne vermelha que são curados, salgados ou defumados (por exemplo, presunto ou bacon ) para melhorar a durabilidade dos alimentos e/ou para melhorar a cor e o sabor, e muitas vezes contêm uma grande quantidade de tecido adiposo (por exemplo, salsichas).

Assim, o alto consumo de alimentos processados ​​pode levar a uma ingestão aumentada de gorduras saturadas, colesterol, sal, nitrito, heme-ferro, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos e, dependendo do método de preparação de alimentos escolhido, também aminas heterocíclicas.

Uma meta-análise de nove estudos de coorte observou uma mortalidade maior entre os consumidores elevados de carne vermelha processada.

A composição do bacon é de até 90g de gordura para cada 100g, sendo dessas 25g em gordura saturada. Contendo de 3 a 5 g de sal /100g. A alta ingestão de sal, pode danificar o revestimento do estômago, aumentar a formação endógena de nitratos e seus subprodutos (por exemplo, peroxinitrito), interagindo sinergicamente com carcinógenos gástricos, aumentando a colonização por Helicobacter pylori.

Acredita-se que um alto consumo de sal esteja associado à hipertensão e, consequentemente, um risco aumentado de DCV (doença cardiovascular), embora ainda não tão claras são as quantidades de ingestão de sal que afetam a pressão arterial.

Esta problemática não é significativamente mais prevalente em certos subgrupos da população, que particularmente se beneficiariam da diminuição do consumo de sal.