07 passos para a transformação: escolha da dieta

Se você chegou até aqui, é importante que tenha lido o primeiro passo, no texto “você pode emagrecer!“. E mais: precisa ler o segundo também, “emagrecer em quanto tempo?” Siga a sequência e transforme-se!

DIETA, DIETA, DIETA… Essa palavra tem um peso de sentimentos negativos tão grande para pessoas que vivem na busca por um corpo que julgam ideal, que costumo dizer que dieta engorda mais do que emagrece.

Seja sincero com você, quando pronuncia a palavra DIETA, o que vem na sua cabeça?

Lá atrás, quando fui pela primeira vez ao nutricionista e peguei minha primeira dieta, havia horários para as refeições, o que eu deveria comer, a quantidade exata de cada coisa que comeria, e o resultado foi que não segui o plano por nem um mês, e todas as vezes que me deparava com isso, já dava um aperto no coração “não vou poder comer isso”, “terei que comer isso que não gosto”, “mas se eu não fizer isso, jamais terei o corpo que quero”…

Onde quero chegar: lembram que, no primeiro passo, pontuei sobre como a palavra tem poder? Então, imagina você dizendo “DIETA”, anota aí no seu caderno que sentimentos essa palavra te traz (angústia, pavor, medo, frustração, felicidade?).

Aproveita o caderno e busca na memória todas as vezes  em que fez dieta, e anota quantos quilos tinha quando começou e quantos emagreceu, e faz isso até a última.

Analise se você emagreceu ou engordou.

Em uma experiência clássica da Psicologia, Daniel Wegner, professor de psicologia em Harvard, pediu aos participantes de um estudo para não pensassem em um urso branco durante cinco minutos e, se caso isso viesse a acontecer, que eles tocassem o sino.

Os voluntários dispararam a campainha em média 6x, alguns até 15x, ambos ficaram surpresos (frustrados) com o fato de perder o controle de seus pensamentos.

Agora, imagina você olhando para o nutri e ouvindo “chocolate NÃO pode, cerveja NÃO pode, batata Frita NÃO!”.

Acontece que sua mente não entende a palavra “não”. Releia o parágrafo anterior, quantos de vocês pensaram em chocolate?


Estudos comprovam que não só ficamos com mais vontade de comer o que está proibido, como ingerimos maior quantidade disso quando tivermos chance.


Pensa que a dieta te engordou mais? Busque por orientação para uma reeducação alimentar.


Já existem muitos nutricionistas que trabalham nessa linha de raciocínio, e o que vejo são pessoas aprendendo a comer, emagrecendo de verdade, sem compulsões, sem neuras, e felizes!

Beijo da Coach,

Marleide Almeida

@ma_almeida