Você sabe vender os seus serviços?

Você sabe vender os seus serviços? Quando você resolveu abrir o seu negócio, quais foram as suas prioridades? Bons equipamentos? Um espaço gigante? Uma variedade enorme de serviços oferecidos? Ou você pensou na qualidade do que você iria ofertar?

Não importa qual o seu maior diferencial, se você não souber vender, nada disso importa.

Você não precisa ter um Box enorme ou com uma variedade de equipamentos absurda para estar cheio de alunos. Isso envolve muito mais do que quantidade.

A qualidade das suas aulas e dos profissionais que você tem no seu Box podem ser muito mais significativos para manter suas aulas lotadas. E mais do que isso. Você precisa saber como vender essa qualidade.

Por isso, vou te dar algumas dicas aqui embaixo do que você pode fazer para melhorar suas vendas:

1) Conheça seu público

Se você já leu alguma coisa sobre marketing ou vendas, você já está cansado de saber que conhecer pra quem você vende é o primeiro e mais fundamental passo para ter sucesso.

Conhecer o seu público significa entender, de fato, quem são essas pessoas. O que elas fazem da vida. Quais os objetivos delas acerca do seu negócio. Isso vai te ajudar a delimitar melhor o seu público, entender o que motiva cada tipo de cliente a comprar de você ou visitar o seu box/academia.

E vai te ajudar a melhorar seus argumentos de venda e a sua comunicação. Conhecer com quem você fala te permite ser mais específico e assertivo e reduzir seus gastos com uma comunicação muito massificada.

Além disso, mapeie os diferentes tipos de pessoas para quem você vende. Afinal, os argumentos que você usará para alguém que quer emagrecer serão diferentes dos que você precisará para conversar com alguém que queira competir.

2) Treine sua equipe

Não só você precisa se especializar em técnicas de venda como também a equipe de profissionais que fazem parte da sua empresa. Técnicas de marketing e vendas não servem apenas para fechar os planos.

Elas podem ser ampliadas e usadas em qualquer contato com o seu cliente. Se os seus coaches/professores entenderem de marketing e vendas, eles poderão usar essas técnicas na hora da retenção.

Isso envolve o comportamento deles durante a aula, a forma de abordagem de cada aluno, a linguagem.

Levar conteúdos como esses para toda a sua equipe te dá mais oportunidades de retenção e vendas, afinal antes de vender um serviço, certamente seu cliente passa por um processo e, a cada etapa, ele deve ser encantado.

3) Desenhe o seu processo de vendas

Você precisa ter e entender como o seu funil de vendas funciona. Desde antes de o seu cliente saber da existência da sua marca. Não só o funil de vendas é importante, como toda a jornada desse cliente pelo seu serviço.

Só dessa forma você consegue traçar estratégias adequadas para cada etapa do processo.

Entendendo como funciona, você consegue medir qual etapa está precisando de mais atenção em cada momento e traçar um plano de contingência se necessário.

Assim, você compreende melhor como abordar cada tipo de pessoa em cada momento.

Afinal, você não usa os mesmo argumentos com pessoas que estão em diferentes etapas.

4) Crie relacionamento

Relacionamento vende. Você lida com pessoas diariamente e pessoas se relacionam com outras pessoas.

Você precisa entender que desenvolver relacionamento com a sua audiência (seja nas redes sociais ou quando as pessoas visitam o seu Box) é muito importante.

Você tem clientes, ou futuros clientes, com objetivos diferentes, mas o fato é que promover o relacionamento da sua equipe com eles é um diferencial para mantê-los por perto. Isso tudo aliado a um serviço de qualidade, obviamente.

Entenda que não é a quantidade de equipamentos que fará uma pessoa permanecer na sua empresa, mas sim o que ela acredita que a sua marca pode fazer por ela.

Ofereça um serviço espetacular, invista em infraestrutura sim, mas além de tudo, tenha um relacionamento de qualidade com os seus alunos. Seja aberto às opiniões e sugestões, converse, tenha proximidade.

Isso fará com que você conquiste mais clientes e os mantenha matriculados por mais tempo. Então não deixe de investir em treinamento para você e a sua equipe. Isso certamente, fará diferença na hora de vender e reter clientes.

Se você tiver dúvidas, me manda um email, será um prazer te ajudar a alavancar sua empresa!

Tamo junto.

Daniel Boico