Como conduzir novos alunos no Box?

Todo mundo já ouviu aquele dito popular de que “a primeira impressão é a que fica”. Até podemos mudar a primeira impressão, mas muitas vezes ela é a única que temos.

Quando um aluno novo chega no box, o coach é a pessoa que vai apresentar o CrossFit para ele.

Novos alunos

O novato muitas vezes chega tímido, se sentindo excluído, sem condicionamento físico para um treino intensivo e acima do peso. Ele pode sair da primeira aula encantado ou amedrontado, tudo depende da forma como ela será conduzida.

Alguns boxes montam turmas separadas, de condicionamento, para que alunos iniciantes aprendam os primeiros movimentos.

Essa é uma estratégia interessante, mas eu gosto de colocar o aluno em uma turma mista, para que ele se inspire com os alunos mais avançados e aprenda com eles, também para estimular a interação.

Os mais experientes já conseguem fazer a maioria dos movimentos sozinhos, então posso dar atenção para o novato e instruir os movimentos básicos.

É muito importante que o coach adapte os movimentos e as séries para novos alunos.

Na dúvida, prefira não forçar o aluno. O CrossFit é um treino de alta intensidade e mesmo aquelas pessoas que estão acostumadas a levantar peso ou fazer exercícios físicos, vão começar a usar músculos e fazer movimentos que não estão habituados.

Se sobrecarregar muito o aluno nas primeiras aulas, eles podem se machucar e não voltar. O treinador tem que ter o bom senso de saber até onde ir.

O CrossFit é um treino para todos. Tenho alunos novos, idosos, mulheres grávidas e pessoas com deficiência.

Os treinos podem e devem ser adaptados para cada pessoa e cabe ao coach perceber as singularidades de cada aluno que entra em seu box, para que todos possam aproveitar os benefícios deste esporte.

Abraço,

João Abreu

Instagram: @joaocrossfitbr