Adesões

Nessa seção você poderá configurar tudo aquilo que estiver relacionado a planos, como trancamento e programas em massa, novas aulas, cupons de desconto e novos planos. 

  • Como configurar um novo plano:

O sistema não vem com planos já configurados, por isso cabe ao responsável pelo box e pelo sistema saber quais são as necessidades de seus atletas e do próprio box, para que então os planos que mais se adequam sejam criados e posteriormente vendidos. 

Para cadastrar um novo plano no seu sistema siga o passo a passo a seguir:

  1. Vá em Adesões → Planos → Novo Plano;
  1. A página seguinte se abrirá, onde você deverá preencher os campos em destaque (descrição não é obrigatória). Lembre-se de colocar um nome que já remeta imediatamente ao plano que você criou e coloque uma descrição completa caso desejar. Em limite de check-in você deve selecionar se seu plano será limitado pela quantidade de check-ins ou se o atleta pode treinar como bem entender durante o período. Para entender melhor como os limites podem ser configurados acesse Tipos de Limite de Plano. Além disso, se você habilitar o limite de 1 check-in por dia significa que o atleta não poderá fazer diferentes aulas/programas no mesmo dia. Por fim, selecione os programas que estarão habilitados para esse plano;

IMPORTANTE: antes de cadastrar os planos você precisa cadastrar os programas que o box tem. Caso queira aprender mais vá em Cadastrando programas.

  • Tipos de Limite de Plano

Ao cadastrar um plano, caso você tenha selecionado que este terá limite, uma nova caixa se abrirá para que você defina como será a limitação: por check-in, horário ou check-in e horário

O limite por check-in você deve colocar uma quantidade por semana ou mês que o atleta poderá fazer aulas no box. Se você definir por mês, cabe ao atleta distribuir suas aulas da forma que for melhor para ele, já por semana o processo fica mais engessado. 

Já no limite por horário, você deverá estabelecer quais dias e períodos que o atleta poderá treinar. No botão de + você pode adicionar mais dias da semana. 

OBSERVAÇÃO: se você colocar que o atleta pode treinar das 8:00 às 9:00, isso significa que ele poderá fazer check-in na aula das 9:00, portanto, caso você não queira que isso aconteça coloque que o limite dele vai até 8:59.

Por fim, o limite por check-in e horário você deverá estabelecer quantos check-ins o atleta pode fazer dentro do período estabelecido.

  • Cadastrando valores e período de duração do plano:

Depois de cadastrado o plano, seu limite e quais programas estarão habilitados, ele aparecerá na seguinte página:

Entretanto, como você pode perceber no final da tabela, não há nenhum valor cadastrado. Portanto, para fazer isso clique em + Nova Recorrência. Sendo assim, você deve preencher os dados básicos do plano e seus preços

  • Nome: aqui você deve colocar por quanto tempo o plano irá durar;
  • Plano Recorrente: se ativada essa função, o plano funcionará como uma assinatura, onde ele será renovado automaticamente mensalmente. Sendo assim, se o box ativar o recorrente, o CrossX Pay já terá sido ativado automaticamente, de forma que o box apenas pagará a taxa do recorrente e terá acesso ao Pay. e se ativada as outras informações abaixo não aparecerão;
  • Duração: na caixa em branco coloque o número de semanas, meses ou dias (na caixa de seleção ao lado você pode fazer isso) que o plano durará;
  • Trancamento: essa opção deve ser ativada caso você permita que o aluno fique um determinado período fora e mesmo depois que o plano se encerrar ele poderá treinar, pois haverá uma compensação de tempo ao final. Assim que ativada essa opção você deve definir o período que será permitido o trancamento;
  • Renovação Automática: ao final de um plano trimestral, semestral ou anual o pagamento o próximo período será renovado automaticamente da mesma forma que foi feita a venda anteriormente (mesma forma de pagamento e mesmo período);
  • Valor da Matrícula: caso o atleta deve pagar um determinado valor para se matricular é aqui que ele deve ser colocado;
  • Valor: aqui você deve inserir o valor que será cobrado POR MÊS para o atleta.
  • O que é e como criar uma nova sessão:

Sessões são aulas avulsas que podem ser vendidas pelo box. Isso é interessante quando os alunos não treinam com muita frequência ou então quando já fazem aulas similares e querem ir a um novo Box.

Para criar uma sessão vá em:

  1. Adesões → Planos → Nova Sessão;
  1. Preencha então com os dados básicos e de preço, assim como foi feito em Cadastrando valores e período de duração do plano. Além disso, aqui é possível vender um pacote de aulas. Para fazer isso, basta colocar mais de uma sessão à venda;

ATENÇÃO: em valor você deve inserir o valor total das sessões!

IMPORTANTE: se você quiser estabelecer um prazo de validade para uso da aula avulsa, é possível através de ativação do botão Validade, onde você vai colocar por quantos dias, semanas ou meses a aula é válida.

Depois é só clicar em “Salvar” e sua sessão estará cadastrada no sistema.

  • Cadastro de descontos:

Caso seu box queira dar descontos para estudantes, militares ou idosos, é possível fazer isso nessa seção. Portanto caso for do seu interesse, siga o passo a passo abaixo:

  1. Vá em Adesões → Cadastro de Descontos → Novo Desconto;
  1. Crie um nome para seu desconto e defina se ele será em valor (exemplo: 200 reais de desconto para quem assinar um plano no período do dia dos namorados) ou porcentagem (exemplo: 10% de desconto em cima de qualquer compra)

  • Cadastrando motivos de trancamento:

Caso seu box ou alguns de seus planos permita períodos de trancamento e quiser deixar alguns cadastrados no sistema, vá em Adesões → Motivos de Trancamento → Incluir. Abrirá uma janela onde você deverá preencher com a razão pela qual os atletas podem trancar o plano. Assim que você clicar em “Salvar” o motivo já ficará salvo na lista. 

  • Trancamento em massa:

Em períodos específicos do ano muitos atletas ficam ausentes, como nas férias e período de Natal e Ano Novo. Portanto, para facilitar esse processo é possível trancar o plano de diversos usuários de uma vez.

OBSERVAÇÃO: não esqueça de ter habilitado a função de trancamento ao cadastrar um plano. 

  1. Vá em Adesões → Trancamentos em Massa;
  1. Selecione os planos que você deseja visualizar e o período de trancamento com sua justificativa. Em seguida clique em “Próximo”;
  2. Aparecerão todos os atletas pertencentes aos planos selecionados anteriormente e aqui você deverá selecionar quais usuários você quer que tenham o plano trancado.

Se você quiser selecionar todos os atletas clique na caixa de seleção na linha primeira linha. Depois de finalizado clique em “Finalizar” e aparecerá uma mensagem na parte superior da tela dizendo “Atualização em massa realizada com sucesso”. 

  • Programas em massa:

Essa aba é extremamente importante quando você quer adicionar ou remover algum programa para um grupo de alunos. O procedimento é muito semelhante ao do trancamento em massa, mas o faremos aqui de qualquer forma. 

  1. Vá em Adesões → Programas em Massa;
  1. Selecione os programas que você quer adicionar e clique em “Próximo”;
  2. Em seguida escolha os planos que você quer que sejam complementados e clique em “Próximo” mais uma vez;
  1. Por fim, selecione os atletas e clique em “Adicionar” ou “Remover”, dependendo do seu objetivo.
  • Atualização de Planos:

Caso você queira fazer qualquer tipo de alteração em planos já existentes siga o tutorial abaixo:

  1. Clique em Adesões → PlanosSelecione o plano que você deseja alterar;
  • Selecione a opção “Atualizar”, conforme abaixo:
  • A página com as informações do plano aparecerão e então você deve fazer as mudanças necessárias.

IMPORTANTE: alunos que já aderiram ao plano não terão seus planos atualizados. Se você quiser que mude para alunos antigos apague o plano que você tem atualmente e crie um novo cadastrando-o para os usuários desejados.