Campeonatos – Configurações

  • Configurando o campeonato:

Depois que você realizou o processo de ligar para o CrossX e passar todos seus dados cadastrais, como endereço, nome de campeonato e telefone de contato, nosso time te passará um link no qual você poderá fazer todas as alterações para o campeonato. 

Assim que você acessar o seu campeonato, ele abrirá diretamente a página de Configurações, onde estarão as informações que você já passou para o time CrossX além de outros espaços que você deverá preencher por conta própria.

Em O evento você deverá adicionar a data de início e fim do campeonato, assim como os horários que eles ocorrerão.

Rolando a tela mais para baixo aparecerá o link onde os atletas do box poderão comprar os ingressos para participação do campeonato. Além disso, você poderá fazer download da logo do seu box e se quiser a imagem de um cabeçalho para a página de inscrição. Por fim, você pode adicionar uma descrição sobre no que consiste o seu campeonato, o regulamento e termo de compromisso. 

Quando finalizado, apenas clique em “Salvar” que tudo estará gravado no sistema.

  • Configurando as inscrições de atletas:

Depois de ter configurado as informações mais relevantes para o seu evento que aparecerão na página da compra de ingressos, está na hora de configurar as inscrições! Para isso siga o tutorial abaixo:

  1. Vá em Configurações → Inscrições;
  2. Obrigatoriamente uma das formas de pagamento deverá ser via cartão de crédito e caso seu box aceite você pode configurar pagamentos via boleto. Ao selecionar essa segunda opção, você deverá inserir o número de dias para o vencimento do boleto (além da descrição da compra na fatura);
  1. Rolando a tela para baixo, você terá que preencher as informações referentes a conta na qual os pagamentos dos atletas cairão. Preste atenção na hora de preencher os dados para que nenhum erro ocorra.

OBSERVAÇÃO: o DV em agência e conta corrente diz respeito ao dígito verificador.

Finalizada a inserção de informações, clique em “Salvar”.

  • Configurando as etapas do seu campeonato:

Muitas vezes os campeonatos realizados possuem mais de uma etapa, de forma que ao longo delas pessoas podem passar ou não. Para adicionar as etapas do campeonato acesse Configurações → Etapas

Insira o nome da etapa e como o ranking será feito, se será via colocação ou via pontos. Caso você ativar a opção Online, isso significa que seu treino será publicado e os atletas poderão fazer no box em que treinam o WOD. Entretanto, o treino deverá ser gravado e depois enviado para o campeonato para validação. 

IMPORTANTE: é responsabilidade do atleta fazer o download do vídeo, de forma que depois de feita a inscrição, ele deverá entrar na sua página e colocar um link do YouTube ou Vimeo com seu treino.

Finalizado esse processo, clique em “Salvar”.

  • Personalizando o Leaderboard:

Caso além do sistema de inscrições você tenha contratado o Leaderboard (espécie de ranking entre os atletas), é possível configurar como ele aparecerá para os atletas. Lembrando que o LeaderBoard, além de criar uma competição interna entre os atletas também aponta os pontos fracos e fortes dos competidores, de forma que eles podem se desenvolver cada vez mais. 

Em Configurações → LeaderBoard, você poderá escolher as cores que combinem com seu box (não é necessário escrever o código da cor, apenas clique no quadradinho ao lado que você poderá ver todos os tons). Se você quiser, é possível colocar o logo da seu box no LeaderBoard ativando a função na parte inferior da tela.

Finalizadas as configurações, clique em “Salvar”.

Inscrições:

  • Visualizando as inscrições de atletas:

Na seção de inscrições conseguiremos ver todos os usuários que já se inscreveram no campeonato. Essa seção não tem muitos segredos. Assim que você clicar em instruções aparecerá a lista de todos atletas inscritos, mas se for do seu interesse você pode fazer um filtro de acordo com as etapas ou então buscar por alguma pessoa específica. 

Abaixo temos um exemplo de como ficaria a tela:

  • Se eu não contratar as inscrições, que procedimento eu devo fazer?:

Caso você tenha contratado apenas o LeaderBoard e não as Inscrições, você precisará enviar uma lista com todas as informações dos atletas. Dessa forma, os representantes do CrossX te enviarão uma lista padrão para que você a preencha no Excel e depois a envie para que os atletas sejam cadastrados no campeonato.

ETAPAS:

Categorias:

Na seção de categorias, você registrará para cada etapa quantas e quais serão as diferenciações de cada uma das categorias que você quer criar. Além disso, você configurá as informações dos ingressos aqui, como seus preços e lotes. Por fim, você inserirá o WOD que cada categoria terá que realizar nessa determinada etapa.

  • Criando categorias:

Em campeonatos que tem mais de um tipo de categoria nas quais os atletas se enquadram por conta de força, por exemplo, é necessário que você crie diferentes enquadramentos para que assim você consiga adicionar os ingressos para cada uma delas e os diferente WODs. Para adicionar as categorias siga o tutorial abaixo:

  1. Clique na etapa desejada → Categorias;
  2. Em seguida, clique no botão de + no canto inferior direito;
  1. Uma nova janela será aberta, onde você deve definir o nome da categoria e a quantidade de alunos que você poderá ter nela. Além disso, se o WOD for em times basta ativar a função “Equipe” e então você deve preencher quantos membros cada equipe deverá ter. 

OBSERVAÇÃO: se você ativar a função equipe, o limite de integrantes deverá ser definido de acordo com o número máximo de times e não de atletas.

Ao finalizar essas informações, você pode clicar em “Adicionar Categoria” para já criar várias de uma vez e em seguida clicar “Salvar”.

Para editar as informações de categoria clique em cima do nome dela. Além disso, para excluí-la basta clicar na engrenagem do lado direito.

  • Adicionando ingressos:

Depois de adicionadas as categorias, na seção ingressos cada uma delas estará separada e aparecerá a opção “Adicionar Ingresso”, conforme abaixo:

Ao clicar em “Adicionar” uma janela, como a que está abaixo, será aberta para que as informações do ingresso sejam preenchidas. Aqui você deve inserir o valor do ingresso e se desejado fazer com o que cliente também arque com a taxa que é paga pelo box por uso do sistema. Essas são as informações essenciais para criar o ingresso. Entretanto, se necessário, você pode adicionar configurações opcionais, onde você estabelecerá um limite de vendas de ingressos (para caso você tenha mais de um lote de venda) e por qual período o ingresso estará a disposição para compra.

Finalizado o processo, clique em “Salvar”. Para adicionar os próximos lotes de ingresso (caso existirem) basta repetir o processo descrito acima.

DICA: caso o mesmo ingresso seja aplicável para as outras categorias, você pode copiá-los clicando no botão mostrado abaixo. Você apenas deverá selecionar qual ingresso você quer copiar e para qual categoria.

  • Adicionando WODs as categorias:

O processo de adição dos WODs a cada uma das categorias é extremamente semelhante ao processo de adição de ingressos, o que muda é apenas a configuração do WOD em si.

  1. Selecione a etapa que você quer adicionar um WOD → vá em categorias WOD;
  2. Caso esse seja seu primeiro WOD a ser cadastrado, a tela que aparecerá será como a seguinte:
  1. Ao clicar em “Adicionar”, uma janela se abrirá onde você deverá preencher com todas as informações do desafio que o atleta dessa categoria deverá enfrentar. Abaixo temos as imagens das telas:

Caso você selecione a opção “Adicionar WOD para todas as categorias” as caixas de seleção abaixo dessa opção não aparecerão mais.

Finalizado o processo apenas clique em “Salvar”. Para editar clique em cima do nome do WOD e para excluir clique na engrenagem.

DICA: assim como nos ingressos, você pode copiar os WODs para outras categorias. Basta clicar em “Copiar WOD” depois que um treino já tenho sido incluído.

Participantes:

  • Adicionando participantes em etapas individuais:

Mesmo com as inscrições realizadas, é necessário que você adicione os participantes ao sistema. Para isso, siga o tutorial abaixo:

  1. Vá na etapa desejada → Participantes. Na página que se abrirá já será possível visualizar todos os indivíduos que já foram inseridos no sistema, por outro lado, para adicionar novas pessoas você deve ir na aba Individuais. Em seguida, clique no botão de +;
  1. Insira as informações do atleta conforme a imagem abaixo:

Clique em “Salvar” e o participante terá sido adicionado.

  • Adicionando participantes em etapas em times:

O procedimento para adicionar os participantes quando a etapa em times é idêntico ao processo em individuais. O único ponto de diferenciação será a janela que aparecerá depois de clicar no botão de +. Aqui apenas explicaremos as diferenças dessa janela, para acompanhar o tutorial inteiro acesse: Adicionando participantes em etapas individuais.

Como você está cadastrando um time no sistema, assim que você clicar no botão de +, você deverá colocar o nome do time e adicionar todos os membros pertencentes a esse.

Depois de preenchidos o nome e a categoria do time, automaticamente aparecerá a quantidade de membros que deverão ser inseridos. 

Lembre-se que Assim que você clicar em “Adicionar Membro” você deve inserir informações básicas sobre ele.

Assim que você inserir todos os membros, apenas clique em “Salvar”.

  • Trocando e editando membros dos times:

Depois de inseridos os times no sistema, caso algum dos membros tenha que sair, você consegue fazer isso através do processo abaixo:

  1. Vá na etapa → Participantes → Times;
  2. Clique em cima do nome do time. Na janela que se abrirá, aparecerão o nome e os membros do time. Para tirar algum membro e adicionar outro no lugar, clique em Gerenciar Membros.
  1. Uma extensão da janela será aberta e nela você deverá inserir o membro que saiu e as informações do membro que entrou, conforme abaixo:

Finalizado o processo, clique em “Salvar” e o novo membro receberá um e-mail automático referente a participação no campeonato.

Baterias:

  • Criando baterias:

Em campeonatos, como podem ter muitos atletas participando, é ideal a criação de baterias, para que assim o box não fique tão congestionado. Para criar baterias siga o passo a passo abaixo:

  1. Vá na etapa necessita de baterias → Baterias;
  2. O que você deve programar primeiro é a quantidade de baterias e quantos competidores podem fazer parte em cada uma delas (se forem times, você deve colocar a quantidade de times). Assim que inserido, clique em “Gerar Baterias”. Imediatamente as baterias serão geradas;

OBSERVAÇÃO: uma vez criadas as baterias elas serão as mesmas para todas categorias.

  1. Para configurar os horários das baterias você deve clicar no disket do lado inferior direito (salvará o que foi configurado), de forma que assim elas sejam transportadas para a aba de horários;
  2. Em horários você deve inserir as informações de tempo das baterias, sendo elas de duração, tempo de transição, entre outros. 

IMPORTANTE: não se esqueça de selecionar uma ou mais baterias para que os horários sejam configurados.

Depois de configuradas todas as informações, você deve escolher os times que estarão em cada uma das baterias e das lanes. Para fazer isso vá em Relacionando times a baterias e lanes.

  • Relacionando times a baterias e lanes:

Depois de inseridas todas as informações das baterias, você deve adicionar quais times serão inseridos em cada bateria e lane. Siga o tutorial abaixo para mais informações:

  1. Escolha a categoria e o WOD que você quer inserir times;
  2. Em seguida, clique na seta para expandir a caixa da bateria, de forma que você conseguirá visualizar todas as lanes;
  1. Aqui você deverá escolher o time cadastrado e arrastá-lo para a lane que ele participará, conforme abaixo:

Depois de inseridos os times em suas lanes e baterias, clique no disket para salvar. Se quiser alterar a ordem dos times, você deve excluir os times (clicando na lata de lixo do lado direito do time) e recolocá-los conforme a ordem ideal. Na engrenagem você consegue deletar a bateria, editar a ordem que ela aparece e apagar todas as configurações das lanes de uma vez.

Resultados:

  • Como inserir, editar ou excluir resultados dos WOD’s:

Para inserir os resultados, você deve clicar na etapa desejada e então ir em Resultados. A janela que se abrirá será igual a que temos abaixo:

  1. Você deverá fazer fazer um filtro de qual cada categoria você deseja inserir o tempo e quantidade de repetições;
  2. Logo abaixo disso, teremos todos os WOD’s que foram registrados para a categoria, de forma que você também deve selecioná-lo;

Por fim, selecione o time ou individual que você quer completar e coloque esse na coluna de resultado. De início você só poderá colocar o tempo total, mas caso tenham repetições a mais, basta clicar nos 3 pontinhos do lado direito. 

Depois de inseridas as informações clique no botão inferior direito para que os resultados sejam postados.

LeaderBoard:

  • Visualizando o ranking:

Depois de inseridos os resultados dos atletas no sistema, ele automaticamente cria um ranking (caso você tiver contratado o LeaderBoard), mostrando todos os times e alunos em suas posições. Para visualizar essa ordem, você deve ir em LeaderBoard da etapa desejada.

Antes de você publicar o resultado, aparecerá um disclaimer em amarelo onde estará escrito que o ranking não estará disponível para o público. Sendo assim você deverá clicar no botão azul do lado inferior direito da tela para que esses sejam postados. Na tela acima esse botão não aparece, pois uma vez que publicamos o resultado, a cada atualização feita ele já sobe imediatamente para a página.