Treinos

Para que os treinos sejam cadastrados você deve começar o processo de baixo para cima, iniciando com o cadastro de categorias, em seguida programas, treinos e por fim a organização da grade horária. Cada uma das etapas será explicada nas respectivas perguntas: Como cadastrar categorias de treinos, Como criar novos programas, Como colocar meus treinos no sistema e Adicionando novas aulas e visualizando a agenda.

  • Como cadastrar categorias de treinos:

Nos box de CrossFit é comum que os treinos sejam divididos de acordo com a força dos atletas. Por exemplo: Scaled (base), Fitness (intermediário), RX (avançado). Como o sistema não vem com categorias pré cadastradas é necessário adicioná-las, então siga o tutorial a seguir:

  1. Clique em Treinos (role a tela para baixo) → Categorias
  1. Em seguida clique em Nova Categoria;
  1. Uma janela se abrirá e você deverá preencher apenas com o nome da categoria que você quer criar;

OBSERVAÇÃO: se o box não trabalhar com diferentes categorias é necessário cadastrar pelo menos uma que pode ser chamada de “única”.

  • Como criar novos programas:

Os programas que você cadastra no sistema são as aulas que você oferece no box. Portanto, para cadastrá-las siga o passo a passo abaixo:

  1. Clique em Treinos → Programas;
  1. Uma nova janela se abrirá e você deverá clicar em “Novo Programa”;
  1. Preencha então os dados da nova aula:
  • Nome: coloque o nome da aula (exemplo: Yoga, Fisioterapia, entre outros);
  • Liberar o check-in: estabeleça quanto tempo antes da aula que o check-in estará liberado para os atletas;
  • Encerrar check-in: defina quanto tempo antes ou depois do início da aula que o check-in deverá ser encerrado.;
  • Não contar check-in em adesões limitadas: é como se fosse um “presente” pro aluno, uma vez que ele poderá fazer mais aulas com a mesma quantidade de check-ins;
  • Bloquear cancelamento de check-in: uma vez que o aluno fez o check-in ele tem a possibilidade de cancelá-lo. Essa função estabelece um tempo antes ou depois do início da aula que a opção cancelar não estará mais disponível.
  • Estabelecendo sua grade horária:

Depois de criados os programas e as categorias, agora você precisa estabelecer sua grade horária de aulas, para que assim você consiga adicionar seus treinos aos dias de cada seção. Dessa forma, siga o tutorial abaixo para entender como montar sua grade:

  1. Vá em Treinos → Grade Horária;
  1. Se você já tiver algumas aulas na sua grade horária elas aparecerão conforme os horários estabelecidos. Caso você queira adicionar um novo horário basta clicar no botão de Novo Horário.

Ao lado do botão de novo horário você pode fazer um filtro das aulas, de forma que ao selecionar uma delas, apenas os horários pertencentes ao programa aparecerão na grade. Além disso, se você quiser visualizar suas aulas no formato de lista, basta clicar em Ver classes do lado direito. 

  1. Em seguida, preencha as informações do programa de acordo com as informações abaixo. Lembre-se de selecionar os dias em que as aulas ocorrerão no horário em que você determinou logo em cima. Entretanto, caso as aulas ocorram em horários diferentes ao longo da semana, você deve cadastrá-los separadamente. 

Ao finalizar, clique em “Salvar” e a aula aparecerá na sua grade.

  • Por que não consigo atualizar minhas aulas na grade horária:

Uma vez cadastrado o programa na grade horária existe a possibilidade de você atualizar uma aula ao clicar em cima dela. No caso abaixo, escolhi ver as informações da aula de CrossFit às 6:00.

As informações da aula aparecerão e você terá 3 opções: atualizar, excluir ou voltar. 

Entretanto, ao selecionar a opção “Atualizar”, todas as configurações estarão bloqueadas para alteração. Logo, para que você consiga editar qualquer dado, é necessário que você EXCLUA o horário e então adicione-o mais uma vez com as informações alteradas.

  • Um feriado acontecerá e minhas aulas continuam aparecendo para os alunos, o que eu devo fazer?:

Caso você queira que suas aulas não apareçam nos dias de feriado, você precisa fazer um processo mais manual. Coloque sua grade horária em formato de lista clicando no botão do lado direito da tela da grade horária.

Com a opção de passar as páginas na parte inferior da tela, vá até o dia desejado e então clique na lixeira das aulas que você quer apagar.

Assim que você clicar na lixeira todas as aulas selecionadas serão apagadas e nas próximas semanas elas voltarão a aparecer normalmente na programação do box.

  • Cadastrando treinos:

Mesmo que sua aula não tenha treinos programados e que não devem ser postados, toda vez que você cadastrar um novo programa você deve postar um treino pelo menos na primeira vez, pois isso fará com que a aula apareça para o atleta no aplicativo e assim seja possível fazer check-in. Portanto, para que você consiga cadastrar novos treinos, siga o tutorial abaixo:

  1. Clique em Treinos → Treinos;
  1. As aulas que você tem cadastrada em cada dia aparecerão e então você deverá selecionar uma delas para colocar o treino;

OBSERVAÇÃO: quando as aulas ficam em um tom bem claro significa que não existe nenhum treino cadastrado para o programa ainda.

  1. Ao selecionar, a página recarregará e logo abaixo da grade semanal você conseguirá ver as informações da aula. Para uma aula nova, a página que será carregada será igual a seguinte:
  1. Por ser um programa novo você deve adicionar pelo menos um aquecimento, técnica e WOD do dia com uma categoria selecionada. Em Configurando WODs aprenderemos como adicionar benchmarks e definir como o WOD será definido.

ATENÇÃO: os treinos só poderão ser visualizados pelos alunos a partir da meia noite do dia do treino.

  • Configurando WODs:

Os WODs são os treinos que geralmente ocorrem em aulas de CrossFit. Como já existem alguns benchmarks prontos, como Fran, Cindy, entre outros, esses já estão cadastrados no sistema e podem ser adicionados automaticamente no WOD do dia. Para isso, basta:

  1.  Selecionar a aula desejada em Treinos → Treinos e então clicar em “Atualizar”;
  1. Em seguida, você deve selecionar a opção “Adicionar novo WOD”;
  1. Se você quiser adicionar um benchmark, você deve colocar um @ em título do WOD e selecionar o treino desejado. Além disso, se você quiser fazer alguma adaptação no benchmark é possível fazer isso apenas alterando a descrição. Por fim, caso você quiser escrever um treino seu, crie um título e em seguida coloque a descrição do WOD e como ele será contabilizado.

Finalizada a configuração, clique em “Atualizar”.