Mamoplastia: quando voltar ao treino após a cirurgia?


A mamoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas atualmente, mas ainda restam muitas dúvidas sobre o pós-operatório.


Tendo isso em mente, descubra quando voltar ao traino após a cirurgia bem como os cuidados que você deve ter.

Assim, vai ser fácil ter uma recuperação totalmente tranquila e melhorar os resultados do seu procedimento estético. Então, vamos lá?

Mamoplastia – Entenda o procedimento


Antes de mais nada, é importante que você saiba o que é a mamoplastia, principalmente se você ainda não fez o procedimento ou mesmo se sabe apenas o que leu em um site.


Dessa forma, dá para entender tudo de uma maneira bem simples:


A mamoplastia é definida como um procedimento cirúrgico na região dos seios. É possível que você tenha pensando na prótese de silicone, não é mesmo?

Mais importante que isso, é entender que a mamoplastia é algo bastante amplo e não
se refere apenas a colocada de silicone.

Em suma, o procedimento pode ser de aumento ou de retirada, ou seja, quando você aumenta os seios ou mesmo quando os diminui, o procedimento recebe o mesmo nome.

No caso da prótese de silicone, o procedimento é de aumento, mas o mesmo também pode ser realizado injetando gordura do próprio corpo da paciente, para dar mais uniformidade aos seios.

Já no caso da retirada, parte do tecido mamário é tirado para deixar os seios menores, procedimento comum entre mulheres que tem as mamas muito grandes e acabam com problemas nas costas e/ou postura.


Quando voltar ao treino após a cirurgia


Essa é uma pergunta bastante comum entre pessoas que realizam qualquer tipo de procedimento estético, afinal, a cirurgia requer um tempo de repouso absoluto da paciente.

Frequentemente, após a mamoplastia, é indicado um tempo, que pode variar para cada paciente, onde é ideal evitar qualquer tipo de atividade, como dirigir, fazer exercícios ou mesmo levantar os braços.

Isso porque, durante esse tempo, o corpo ainda está se recuperando da prótese de silicone ou da retirada e os pontos ainda precisam cicatrizar.

Em casos de remodelamento das mamas ou mesmo do corpo, esse tempo também é indicado para garantir a uniformidade dos tecidos. De qualquer maneira, respondendo à questão, a resposta é: DEPENDE.

Na maior parte dos casos, o tempo de repouso da paciente após a colocada de prótese de silicone ou mamoplastia de retirada é em torno de 60 dias.

Esse período pode ser menor ou maior de acordo com a recuperação ou possíveis complicações.


Por exemplo, a abertura de pontos, estende o tempo de repouso, mas a cicatrização e cuidados regrados, reduzem esse tempo.

Isso quer dizer que, depois desse tempo, dá para seguir normalmente com o treino? Não.

Após esse tempo mínimo, onde você deve ter o acompanhamento de um profissional, podem ser sugeridos cuidados específicos.

Do mesmo modo, as atividades físicas voltam aos poucos, principalmente aquelas que envolvem a movimentação brusca dos braços, como corridas e levantamento de peso.

Sendo assim, o médico vai informar o melhor momento para melhorar os resultados da cirurgia com a pratica física, começando aos poucos.

Importante: é comum que os médicos comecem a liberar alguns exercícios leves, como pequenas caminhadas, após 45 dias da cirurgia, e alguns outros depois de 90 dias, como a bicicleta ergométrica.


Cuidados com os treinos após a mamoplastia

Aqui, vale ressaltar, que são os cuidados gerais, indicados em quase todas as cirurgias que envolvem a retirada ou colocação da prótese de silicone.

Porém, sempre converse com o seu médico para avaliar o seu caso em específico e garantir o melhor tratamento.

Uso de sutiã cirúrgico


Um dos principais cuidados para quem faz mamoplastia e vai voltar aos treinos se refere ao uso do sutiã cirúrgico.


Esse sutiã impede a movimentação da prótese de silicone ou protege melhor a área de retirada de tecido, dando mais segurança e menor movimentação das mamas.

Atividades para os braços

Durante os primeiros meses de recuperação, mesmo quando é indicado para a paciente fazer alguma atividade, o cuidado está na escolha.

Segundo diversos especialistas, a dica é evitar exercícios que forcem os braços, já que acabam também forçando a região do tórax e mamas.

Justamente por isso, são indicados alongamentos simples e pequenas caminhadas. Além do mais, esses outros exercícios só podem ser praticados após a liberação médica e com o acompanhamento de um profissional.

Em casa após a Mamoplastia


Para melhorar os resultados da sua cirurgia, é essencial que você siga as dicas médicas não apenas na rua ou na academia, mas em casa.


E é justamente nesse ponto que entra o desafio, já que você pode acabar exagerando. Então, muitos médicos aconselham as pacientes a utilizar o sutiã cirúrgico diariamente e aconselham o procedimento em momento de férias ou quando você realmente vai conseguir ter repouso.

Mulheres que acabaram de ter filhos ou tem crianças pequenas, precisam garantir que vão ter o auxílio de outra pessoa, evitando de ficar carregando ou pegando a criança, organizando a casa, etc.


Por isso, tenha atenção àquilo que você está fazendo em casa e tenha cuidado.
 

Fisioterapia e massagens


Em muitos casos de mamoplastia, o seu médico pode dar como dica para o tempo de recuperação, a fisioterapia e massagens.


Esses dois procedimentos têm como foco evitar que o seu corpo fique totalmente parado, o que resulta em inchaço e retenção de líquidos, mas de uma maneira segura.

A fisioterapia vai envolver exercícios leves na região dos braços, como cotovelos e ombros.

Por outro lado, as massagens, são em sua maioria na região abaixo das mamas, principalmente durante a cicatrização.

Caso você tenha acesso a esse tipo de tratamento, converse com o seu médico sobre essa possibilidade para melhorar os resultados da cirurgia.

Conclusão


Enfim, voltar ao treino após a mamoplastia, seja de colocada de prótese de silicone ou retirada, envolve cuidados e recomendação médica.

Portanto, converse abertamente com o seu médico sobre a possibilidade de como melhorar os resultados em menor tempo, quais exercícios indicados e quando é o momento em que você pode praticar.

AesCare

@aescareoficial