Como manter a forma física no final de ano

Treinamos para ter saúde e manter a forma, e sabemos como é difícil manter a rotina de treinos com a vida tão corrida, cheia de obrigações e objetivos.  Contudo, no último mês do ano nos deparamos com o desafio de não colocar tudo isso a perder por conta da comilança da ceia de Natal e também por causa do ano novo. Pensando nisso, veja como manter a forma física no final de ano!

No momento em que mais queremos estar em forma chegam as viagens de férias e as festas de fim de ano. É claro que merecemos descansar e nos divertir, mas para isso acontecer, não precisamos “enfiar o pé na jaca” sem dó. Podemos ter o famoso equilíbrio.

Então, pensando nisso, bolei 5 dicas que vão ajudar vocês a amenizar as consequências dessa difícil rotina das férias.

Como manter o equilíbrio

  1. Com relação à alimentação, tentem manter as três principais refeições (café,  almoço e jantar). Se não for possível, pelo menos tome um bom café da manhã para garantir a nutrição básica. Priorize frutas, legumes, peixes e verduras. Evite as frituras e não exagere nos doces. 
  2. Bebam bastante água! Principalmente no verão, que é quando mais transpiramos. Se ingerir bebida alcoólica, beba mais água ainda, pois o álcool desidrata.
  3. Tentem dormir oito horas sem interrupção e se isso não for possível, tire cochilos durante o dia.
  4. Evite se expor ao sol nos horários em que ele está mais forte e use protetor solar. Evite treinar sob o sol. Não é por estar suando mais que o exercício fará mais efeito.
  5. Não deixe de treinar; se preciso, reduza os dias de treino, mas não pare. Aproveite para fazer atividades ao ar livre como: caminhada, corrida, natação, pedal. Se não estiverem dispostos para treinar muito tempo, façam treinos curtos e intensos de 15 a 20 minutos. 

Se não tiverem idéia do que treinar, procure na internet um treino legal que tenha a ver com o seu nível de treino. Para quem não sabe, existem os “WODs sem desculpas”, para fazer em qualquer lugar, sem a necessidade de equipamentos.

Aproveitem as dicas e boas férias.

Abraços, 

João.