Uma matéria de
By AURACLARA

Nosso propósito é fazer a diferença para o mundo, cuidando do que é mais...

Dores na região anterior do joelho ao correr

Dor na região anterior do joelho ao correr, subir e descer escadas, ficar muito tempo sentado ou agachar é um sinal de alerta!

No joelho existe uma cartilagem entre a patela e o fêmur que tem como função proteger a articulação durante a flexão e extensão.

Este tecido quando sobrecarregado, pode começar a passar por um processo de degeneração conhecido como Condropatia patelar. Este pode ser dividido em quatro estágios: No primeiro momento, a cartilagem passa por um processo de amolecimento classificado como grau I, também conhecido como Condromalácea. Quando não tratado e com o estímulo mantido, o desgaste avança e podem ser notadas pequenas irregularidades no tecido, classificada como grau II. À medida que o processo avança, estas erosões tornam-se mais profundas chegando ao grau III. Quando a lesão atravessa a cartilagem e chega ao osso, determina-se grau IV, o mais grave de todos.

Um agravante importante desta lesão é, por a cartilagem ser um tecido pouco vascularizado (pouca chegada de sangue), sua regeneração é muito lenta. O diagnóstico é feito pelo médico que geralmente pede uma Ressonância Magnética para sua confirmação, e na maioria dos casos prescreve anti-inflamatório e fisioterapia.

O tratamento na fisioterapia consiste em diminuição dos sintomas por meio de eletroterapia (laser, ultrassom e TENS), liberação, exercícios de alongamento e fortalecimento muscular. A forma mais eficiente é um trabalho globalizado, uma vez que a fraqueza muscular do baixo abdômen e musculatura estabilizadora do quadril pode aumentar a sobrecarga nos joelhos.

Gelo após exercícios e acupuntura são ótimas ferramentas para a potencialização do tratamento. Em casos mais graves, o tratamento pode ser cirúrgico, por isso é importante que sejam tomadas as medidas preventivas o quanto antes.

 

Por Ilan Lucki Gendaken, fisioterapeuta da Auraclara

COPYRIGHT © 2015 CROSS X. TODOS DIREITOS RESERVADOS.